Quando comecei a trabalhar em navegação me chamou a atenção o fato de sempre ser escrito nos documentos oficiais os nomes dos navios e em seguida o pronome pessoal SHE de referência.No início pensei que fosse um erro, mas em todos os documentos aparecia a mesma coisa. Fui pesquisar e descobri porque em Inglês esse é uma caso raro de pronome pessoal SHE (que normalmente é utilizado apenas para pessoas) utilizado em um objeto. Conversando com alguns comandantes eles me deram a explicação. Resumidamente a comparação é feita pelo seguinte fato:
Um navio sempre envolve altos custos e uma logística muito grande para mantê-lo, além de ter que ser retocado a cada porto em virtude do sal do mar que a longo prazo danifica seu casco. Para operar um navio é necessário homens com muita experiência para que tudo saia certinho, tem de ser jeito com a operação. Sem um homem no comanda o navio fico descontrolado, sem rumo e sem direção certo, o que o torna um perigo eminente. Um navio só mostra a sua parte de cima, mais a parte mais importante está na parte de baixo. É claro que isso foi escrito a muito tempo atrás em uma época de preconceito para com as mulheres. Hoje é diferente.A Marinha do Brasil e de diversos países já tem mulheres como oficiais a bordo.Interessante: A primeira comandante do Brasil, foi Hildelene Lobato Bahia, Paraense e tive o prazer de conhecê-la quando trabalhava na Petrobras. O mais interessante é que até hoje esse é o termo oficial na navegação em todo mundo. Agora que você já sabe a história, lembre-se sempre que ver um navio grande e bonito, que não se usa o termo "avião" para indicar uma mulher bela...você também pode dizer: Que navio lindo !!! rssss....
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